RadioNOS.com - O Melhor em CREATIVE COMMONS Music - O que não se ouve por aí

Reggae & Dub Channel

   

Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady.

O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska e o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa “terceira batida”, sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.

O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical.

Embora tenha sido influenciado fortemente pela música tradicional africana e caribenha, assim como pelo rhythm and blues americano, o reggae traça sua origem direta ao desenvolvimento progressivo do ska e do rocksteady na Jamaica da década de 1960.

O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais. Além de sua imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy, no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods, na Grã-Bretanha, a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram a tocar deliberadamente os seus discos de ska a meia velocidade, preferindo dançar mais lentamente como parte de sua imagem de durões.

Em meados da década diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento, enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado de rocksteady, o nome de um single de Alton Ellis. Esta fase da música jamaicana durou apenas até 1968, quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das músicas, e lhes acrescentaram ainda mais efeitos; isto levou à criação do reggae.

O Reggae e o “Dub”

O dub surgiu na Jamaica no final da decada de 1960. Inicialmente era apenas uma forma de remix de musicas reggae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e se valorizavam o baixo e a bateria. Muitas vezes tambem se incluia efeitos sonoros como tiros, sons de animais, sirenes de policia, etc. Suas bases foram usadas posteriormente em todos os estilos de musica eletronica moderna, inclusive o Rap, que teve sua criacao diretamente ligada ao Dub quando Jamaicanos migraram para os EUA e divulgaram a tecnica. No Dub os “improvisadores” (freestylers no rap) sao chamados “toasters”, os “rimadores” (rappers no rap) sao chamados “DJ” e os DJ’s (Disc Jockey no rap) sao chamados “selectors” ou “selectas”, “seletores” no Brasil.

Hoje em dia o dub e’ considerado um estilo musical, nao mais mera forma de remix.

Para sentir um pouco destes gêneros, embale-se pelo Reggae & Dub Channel da RadioNOS.com.

O Melhor em CREATIVE COMMONS Music – O que não se ouve por aí.

Comente utilizando sua conta do Facebook