RadioNOS.com - O Melhor em CREATIVE COMMONS Music - O que não se ouve por aí

Modern Classical Channel


Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente,1 e segue cânones pré- estabelecidos no decorrer da história musical. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1675 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum.

Segundo o Dicionário Grove de Música, música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas, e que é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.

A música ocidental distingue-se de outras formas de música, principalmente, por seu sistema de notação em partituras, em uso desde o século XVI.

Música clássica moderna ou musica contemporânea é a música dos séculos XX e XXI, feita após o movimento impressionista e os vários nacionalismos. Pode-se dizer ainda que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor.

Não há uma tendência uniforme na música contemporânea. Pode-se, contudo, mencionar duas escolas: a da Música de Vanguarda, que compreende sobretudo o experimentalismo; e as tendências neoclássicas e neo-românticas (chamadas “conservadoras”), representadas por compositores como Arvo Pärt e Krzysztof Penderecki, que representam uma reação ao experimentalismo, voltando a adotar a linguagem tonal.

Embora na questão ainda haja grande preconceito, como ocorre quando do nascimento de novas tendências artísticas, também podem-se destacar a música eletrônica, criada na Alemanha da década de 1950 e responsável pela geração de novíssimos e curiosos sons, surgidos eletronicamente ou manipulados através de outros instrumentos ou objetos, que são incorporados à música e explorados em larga escala. A música contemporânea valorizava especialmente a inovação e a criatividade.

Mais sobre o tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_contempor%C3%A2nea
http://blog.erkobridee.com/2009/03/08/vanessa-mae-musica-classica-moderna/
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica

Sua opinião é importante: diga-nos o que achou do Modern Classical Channel da RadioNOS ?

O Melhor em CREATIVE COMMONS Music – O que não se ouve por aí.

Comente utilizando sua conta do Facebook