RadioNOS.com - O Melhor em CREATIVE COMMONS Music - O que não se ouve por aí

Chiptune Channel


Chiptune, Chipmusic ou Música 8-bit, é um gênero de música eletrônica sintetizada, produzido por chips de som de antigos computadores, consoles de videogame e máquinas de arcade e também com a emulação.

No início de 1980, os preços dos computadores pessoais tornaram-se mais acessíveis. Em alguns deles, como o Commodore Amiga, era possível produzir (sequenciar) música eletrônica baseada em samples. Tornando o computador pessoal uma alternativa aos músicos que não possuíam verba ou acesso a estúdios e aos caros sintetizadores e drum machines. Essa demanda levou a uma proliferação de computadores desatualizados e consoles de jogos abandonados, quando os consumidores se atualizavam para máquinas mais novas.

Embora tenha sido um gênero predominantemente underground, o chiptune teve períodos de popularidade moderado nos anos 90 e principalmente no começo do século, através de selos como o 8bitpeoples e festivais como o Blip Festival New York.

Os chiptunes são fortemente relacionados à música de vídeo games. Seu auge foi nos anos 80 e 90, quando estes sons característicos sintetizados eram os únicos disponíveis para a criação de música em computadores. Os compositores possuíam grande flexibilidade em sintetizar os som dos instrumentos, mas os chiptunes tinham somente geradores de tons e geradores de ruído, impondo limitações na complexidade e no aspecto das músicas. Parecendo ásperos, estranhos e repetitivos, característicos dos vídeo game antigos.

O termo, é normalmente usado para representar a música formada por sons de sintetizadores com valores artísticos limitados por hardware. Com o advento da modernidade, um dos desafios dos compositores de chiptunes é conseguir produzir os timbres ásperos característicos utilizando o recurso tecnológico atual, visto que a característica principal do chiptune é a limitação dos recursos. Geralmente é utilizado programas virtuais denominados Trackers para conversão dos sons após a composição, recriando os timbres.

Existem vários músicos que classificam o Chiptune como princípal estilo musical. As características deste gênero também são amplamente utilizadas como pequenos complementos sonoros em músicas pop e em músicas eletrônicas tocadas nas festas raves e academias, como techno, trance, entre outros sub-gêneros.

Alguns sistemas com sonoridade Chiptune:

Atari 2600

  • Nintendo Entertainment System
  • Super Nintendo
  • Master System
  • Genesis/Mega Drive
  • Game Boy
  • Commodore 64
  • Commodore Amiga
  • MSX

Consultas:

http://www.chiptune.com

https://en.wikipedia.org/wiki/Chiptune

Sua opinião é importante: diga-nos o que acha do Chiptune Channel da RadioNOS ?

O Melhor em CREATIVE COMMONS Music – O que não se ouve por aí.

Comente utilizando sua conta do Facebook